terça-feira, 18 de maio de 2010
"Salmo 51 - Escolher as palavras certas !
Sendo poeta, Davi tinha um agudo senso da palavra bem colocada, da frase bem construída. E não é de admirar que o livro de Salmos, embora sendo uma coleção de cânticos, esteja incluído no cânon das obras inspiradas por Deus. Davi escolheu uma variedade de palavras teológicas profundamente significativas para escrever o Salmo 51, e é apropriado que estudemos mais cuidadosamente o significado dessas palavras.
Pecado (versos 5 e 9). A palavra aqui é chet, que significa "erro" ou "fracasso". Uma interpretação alternativa é "errar o alvo". A conotação aqui é que um pecado de ignorância, ou um erro simples, ainda pode ferir a lei e ser uma fonte de separação de Deus.
Pecado (versos 2 e 3). Essa palavra é diferente. Chattath significa literalmente "oferta pelo pecado". Aqui, o significado subentende um ato de contrição ou penitência. O verso 2, "lava-me do meu pecado", tem menos que ver com o desejo de Davi de se livrar de seu ato de adultério, e mais com o trazer seu pecado à porta do templo em forma de holocausto.
Iniqüidade (versos 2, 5 e 9). A palavra hebraica avon é traduzida como "perversidade"; mas um significado mais comum é tendência. A iniqüidade não é um ato pecaminoso, mas uma condição pecaminosa. É algo que está errado conosco, não algo errado que fizemos. É significativo que, conquanto Davi peça perdão por seus pecados, seu enfoque é desejar ser curado de sua condição iníqua. É interessante notar que a palavra correlata aven significa "vaidade".
Transgressão (versos 1 e 3). Aqui, Davi se refere ao pecado específico que ele cometeu. A palavra pesha significa "rebelião". Esse é um ato aberto. Ele sabia que era errado, mas o fez de qualquer forma. Podemos ouvir a desesperança na voz de Davi quando ele diz: "O meu pecado está sempre diante de mim."
Cria (verso 10). Não há nenhuma outra palavra na Bíblia exatamente como a palavra bara. Esse verbo tem apenas um sujeito: Deus. Deus é o único em toda a Bíblia que bara. Este ato criador – o mesmo que trouxe o mundo todo à existência através da palavra falada – é também o tipo de ato que Davi deseja que Deus faça em seu próprio coração. Ele deseja a intervenção especial de Deus, compreendendo que nada, senão o Ser divino, pode curá-lo de sua iniqüidade.
Agora, conhecendo as palavras que Davi escolheu, vamoa ler o salmo todo novamente para uma melhor compreensão. Para obter uma experiência mais elevada em nosso próprio relacionamento com Deus. Vamos desejar realmente esta mudança de coração que só Deus pode realizar em nós.
Estudo extraido de livros e sites da internet
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário